Igreja dos Pastorinhos

Sacerdotes

Pe. João Vergamota

João Vergamota, nascido em Lisboa em 1982. Fez a formação escolar em Lisboa, e ingressou no Curso de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa no ano 2000. Em 2001 entrou nos Seminários do Patriarcado, tendo feito ao mesmo tempo a sua formação em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Foi ordenado sacerdote em 2008. A sua primeira missão foi ser vigário paroquial nas paróquias do concelho de Óbidos e na paróquia de Serra d’El-Rei (Peniche), onde esteve até 2011. Nesse ano foi nomeado Pároco da Encarnação (Mafra), onde esteve até 2018. De 2012 até 2017 foi também pároco in solidum de Santo Isidoro e Sobral da Abelheira (juntamente com a Encarnação), também no concelho de Mafra.Em 2014 licenciou-se em Direito Canónico no Instituto Superior de Direito Canónico da UCP, tendo começado a colaborar com o Tribunal Eclesiástico de Lisboa em 2015, como Defensor do Vínculo; e desde 2020 também como Promotor de Justiça. De 2018 a 2020 mudou-se para Madrid para terminar o doutoramento em Direito Canónico, na Universidade de São Dâmaso. Nesse período colaborou pastoralmente nas paróquias de Húmera e Santa Maria de Caná (Pozuelo de Alarcón, Madrid). Presentemente é director e professor do Instituto Superior de Direito Canónico da UCP. Colabora também com o Seminário dos Olivais na leccionação de Direito Canónico aos seminaristas do Ano Pastoral e aos candidatos ao diaconado permanente.

Desde Setembro de 2020 é também vigário paroquial das Paróquias de Alverca, Calhandriz e Sobralinho. tomou posse desta nossa paróquia de São Pedro de Alverca, a de S. Marcos de Calhandriz e a do Divino Espírito Santo do Sobralinho.